Contato com a Imprensa

Rosane Queiroz

Jornalista, reportagem, edição, consultoria editorial e produção de conteúdo.

tel: (11) 98812-9989
skype: rosane.queiroz3
www.blogmiojo.wordpress.com

Vera Alejandra - Professora de Dança Flamenca » Cuadra Flamenca, SPVera Alejandra

diretora artística e idealizadora


Bailarina, coreógrafa, professora de dança flamenca, preparadora corporal e atriz.

 

Argentina, criada no Rio de Janeiro, integrante de uma família repleta de artistas, como seu irmão Victor Biglione, e sua tia Aida Slon, a arte fez parte fundamental de sua educação. Desde cedo interessou-se pela dança. No Rio de janeiro foi aluna dos mestres Lenny Dale, Marly Tavares, Tatiana Leskova e Angel Vianna. Em 1977 vai para Inglaterra passar uma temporada num internato de dança , preparatória para o Royal.Em 1982 faz cursos de dança moderna com bailarinos do Alvin Ailey em Boston.

 

Em 1985 descobriu a dança espanhola com Ana Esmeralda em São Paulo . Em 1986 retornou a Buenos Aires para especializar-se com Luisa Pericet, Marines Lamadrid, Alfredo Gurkel e, em 1987 foi residir em Madri onde estudou com: Faico, Carmen Segura, Maria Magdalena e Cristobal Reyes. Atualizando-se desde então com os vários mestres da dança flamenca em workshops no Brasil e no exterior (Buenos Aires e Espanha), entre eles: La china, Rafaela Carrasco, Javier La Torre, Manuel Liñan e muitos outros.

 

Com formação no Brasil e no Exterior (Inglaterra, Espanha, Argentina e Estados Unidos), desenvolveu ao longo dos últimos 20 anos diversos trabalhos solo, duos e atuou junto a diversos artistas, entre eles:

 

Victor Biglione, em shows e gravação; Lorca na rua, projeto patrocinado pelo Sesc, que percorreu 30 cidades paulistas em homenagem a Garcia Lorca; Nas raias da loucura, espetáculo de Claúdia Raia; Ternas e eternas serestas , show de Paulo Fortes; Brida, com direção de Luis Carlos Maciel; O burguês ridículo, com direção de Guel Arraes e João Falcão; Barriga de aluguel, novela de Gloria Perez; Oswaldianas (filme) episódio dirigido por Lucia Murat; Os sete gatinhos, com direção de Vadim Nikitim.

 

Terceiro lugar no l Festival Nacional de Flamenco, realizado na sociedade hispano brasileira (casa de espanha), com seu grupo Quadra Flamenca; idealizadora e coreógrafa do espetáculo Galos, apresentado no festival de inverno de Ouro Preto em 2003 e também dos shows Paisagem Flamenca e Quatro Estações, apresentados no Café Piu Piu entre os anos de 2002 e 2004. Em 2005 cria o projeto “convite ao Flamenco”, apresentando shows mensais no Café Piu Piu , convidando os mais representativos nomes do Flamenco nacional para participarem do projeto. Entre esses nomes figuram Déborah Nefussi, Miguel Alonso, André Pimentel e outros.

 

No Rio de Janeiro, ministrou aulas de flamenco por mais de dez anos formando vários profissionais que hoje lá se destacam, entre eles: Eliane Carvalho , Daniela Peres e Clara Kutner do grupo Toca Madeira. Mudou-se para São Paulo em 1997. Desde então deu aulas nos mais importantes centros de dança de São Paulo ,como, por exemplo, o Ballet Stagium . Em 2003 foi convidada a dar aulas no Sesc Pompéia , onde permaneceu por três anos,possibilitando que um número enorme de pessoas conhecesse e estudasse a dança espanhola. Desde Abril de 1998 desenvolve um tabalho de repertório flamenco e clássico espanhol no Club Athlético Paulistano.

 

Em 2005 dá início as atividades da Associação Cultural de Dança Espanhola Cuadra Flamenca, como diretora artística , ministrando aulas para amadores e profissionais, além de promover e participar de apresentações para eventos particulares e comerciais.

 

 

Ana Biglione - Dança Flamenca » Cuadra Flamenca, SPAna Biglione

conselheira e idealizadora

 

Administradora de empresas, formada pela Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV), Ana Biglione atua como coordenadora do Instituto Geração. Atuou no FICAS como coordenadora do eixo de articulação, e no IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, em desenvolvimento institucional e na iniciativa de marketing relacionado a causas. Anteriormente, foi voluntária na Ashoka Empreendedores Sociais e atuou por cinco anos na Hedging-Griffo, onde participou do processo de formação e do Conselho do Instituto Hedging-Griffo.

 

 

Isabel Pato - Professora de Dança Flamenca » Cuadra Flamenca, SPMaissa Bakri

professora e bailarina de dança flamenca

 

Paulistana, desde cedo manteve relação com a dança e a expressão corporal. Aos 7 anos, iniciou-se na ginástica rítmica e no jazz. Explorou também, em diferentes momentos de sua trajetória, a dança de salão, a yoga e a dança do ventre. Descobriu o flamenco em 2006, com Camila Monte, e desde então vem se aperfeiçoando com renomados profissionais como a brasileira Andrea Guelpa, e a argentina radicada no Brasil: Vera Alejandra; além de destacados bailaores e coreógrafos espanhóis, entre eles: Manuel Liñán, María Juncal, Marco Flores, Carmen La Talegona, Adrian Gália e Yolanda Heredia.

Atualmente é professora da Associação Cultural de Dança Espanhola Cuadra Flamenca e integrante da Cia. Cuadra Flamenca, dirigida por Vera Alejandra. Tem mestrado em Genética e Biologia Evolutiva pela USP, com ênfase nas relações entre ecologia, cultura, alimentação e saúde de populações tradicionais.

 

 

Rua Teodoro Sampaio, 1.035 - Pinheiros (como chegar) • Telefone: (11) 3088-0291 • cuadra@cuadraflamenca.art.br